terça-feira, 29 de abril de 2014

SUSTENTABILIDADE: CORTIÇA PORTUGUESA, COM CERTEZA!

O USO DA CORTIÇA COMO MATÉRIA-PRIMA SUSTENTÁVEL NA INDÚSTRIA DO MOBILIÁRIO E NA ARQUITETURA JÁ FOI ABORDADO AQUI EM POSTAGENS ANTERIORES (SUSTENTABILIDADE, MAR/11 E MAI/13). RECURSO ABSOLUTAMENTE RENOVÁVEL, EXTRAÍDO DA CASCA DO SOBREIRO - ÁRVORE RECORRENTE EM PORTUGAL-, A CORTIÇA SEGUE ATRAINDO, CADA VEZ MAIS, A ATENÇÃO DE ARQUITETOS E DESIGNERS.
NO PROJETO DO ARQUITETO PORTUGUÊS PEDRO JOEL COSTA, A FACHADA DA CASA RECEBEU PLACAS MODULARES DO SISTEMA CORK IT ALL, DA LANUS. COM 12MM DE ESPESSURA, OS PAINÉIS SÃO ENCAIXADAS EM PERFIS METÁLICOS E RECEBEM TRATAMENTO À BASE DE RESINAS NATURAIS CONTRA AS INTEMPÉRIES. COM EXCELENTES QUALIDADES TERMOACÚSTICAS, O MATERIAL TAMBÉM APRESENTA UMA BELA PLASTICIDADE.
PARA USO EM ÁREAS INTERNAS, O REVESTIMENTO WALLCORK, DA CORK DO BRASIL, É SUPER FINO -ESPESSURA DE 2MM- E DE FÁCIL APLICAÇÃO. UMA LÂMINA DE CORTIÇA REVESTINDO A CÚPULA É O DIFERENCIAL DO PENDENTE CORK, DA DESIGNER CRISTINA BERTOLUCCI. COM HASTE DE MADEIRA E FECHAMENTO EM POLICARBONATO, A LUMINÁRIA MEDE 25CM X 30CM.
JÁ O ATELIER PORTUGUÊS SIMPLE FORMS DESIGN CONCEBEU CUBAS CONFECCIONADAS POR CORTIÇA MISTURADA COM BORRACHA. OS BANCO DA SÉRIE ERODED STOOLS, DOS DESIGNERS ALESANDRO ISOLA E SUPRIYA MANKAD, MESCLAM LINDAMENTE TECIDO E CORTIÇA - A COBERTURA DE TECIDO PARECE ESCORRER PELA BASE...ENQUANTO O PUSHPIN CORK DO CHINÊS KENYON YEH É SIMPLES, ESCULTURAL E TEM DUPLA FUNÇÃO: PODE APOIAR OBJETOS OU PESSOAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário